Rede de Jovens IBM

Lição: Crescendo na Graça e no Conhecimento

Posted on: fevereiro 4, 2010

Da mesma forma como na natureza tudo que tem vida cresce, a vida espiritual é marcada por crescimento e frutificação. Pedro exorta seus leitores: “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 3.18).

Crescimento espiritual é o processo pelo qual o crente se torna mais e mais semelhante a Jesus Cristo. A medida que o crente cresce na fé  em Cristo (2 Ts 1.3) , o Espírito Santo inicia o processo a fim de que nos tornemos mais parecidos com Jesus, fazendo com que nos “conformemos”  à Sua imagem (2 Co 3.18).

Por que crescer espiritualmente?

Porque é a vontade de Deus

Pelo poder do Espírito Santo, o crente passa a ter vida nova em Cristo; pelo Espírito Santo, o salvo tem acesso a Jesus, a revelação de Deus, e desta maneira rende-se a Ele, e o Espírito Santo se apossa do crente e opera nele “porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5).

Para ser útil ao Reino de Deus

A vida cristã é vida de desenvolvimento, crescimento, rumo à  maturidade, a frutificação, pois tudo que tem vida no reino de Deus precisa frutificar (Jo 15:1,5).

As conseqüências da falta de crescimento

A falta de crescimento físico é um grave problema que afeta a pessoa como um todo, da mesma maneira a falta de crescimento espiritual é  o motivo de muitos problemas e dificuldades causadas por crentes imaturos na igreja do Senhor. Na epístola aos Hebreus, o autor aponta a meninice espiritual como um dos motivos das aflições que os seus leitores originais enfrentavam (Hb 5.11-14).

Características dos meninos espirituais

São carregados por todo o vento de doutrina –  Ef 4.14;

Não podem suportar o alimento sólido, são superficiais – 1 Co 3.2;

Vivem em ciúmes e contendas – 1 Co 3.3;

Não conseguem compreender as coisas de Deus –  1 Co 2.14;

Tem falar, pensar e sentir próprios de menino – 1 Co 13.11;

Alimentam-se só  de leite (apenas os primeiros rudimentos da fé) – Hb 5.11-14

Continuam como escravos da carne – Gl 5.18-21; Rm 8.7,8;

Tropeçam com facilidade – Rm 14.13-20; 1 Co 10.32

A solução de Deus para o problema da meninice espiritual é o crescimento espiritual, pois, somente com o crescimento espiritual, o crente imaturo pode deixar as coisas de menino (1 Co 13. 11).

O que é crescimento espiritual

O crescimento é um processo natural. Uma criança saudável cresce sem precisar qualquer esforço para tal, da mesma forma a igreja como corpo bem ajustado “efetua seu próprio crescimento” (Ef 4.16). Todo o crente que vive em comunhão com Deus segundo a Bíblia, cresce em espírito. Observemos como a Bíblia define o crescimento espiritual:

É permanecer em Cristo

Jesus disse que para ser frutífero o crente deve permanecer nEle (Jo 15.4-6). O crescimento espiritual depende de nossa completa dependência do salvador, pois Ele diz “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). Assim como não podemos apagar nossos pecados, não podemos crescer e produzir o fruto sem Cristo. Portanto, a responsabilidade do cristão é permanecer em Cristo, o que aponta também para o alimentar-se de Cristo e de sua Palavra, bem como o andar no Espírito.

É alimentar-se de Cristo e de sua Palavra

A palavra de Deus é uma agência de crescimento espiritual. Pedro disse que quando o crente se alimenta do leite racional, não falsificado, passa a crescer (1 Pe 2.2). O conhecimento de Cristo é a chave que abre a porta para a santificação (Jo 17.3).

É andar no Espírito

Estar totalmente comprometido e submetido a Deus, de modo que o Espírito Santo ajuda o crente vencer a carne (Gl 5.16; Rm 8.13), produz o fruto do Espírito (Gl 5.22) que é a prova efetiva do crescimento espiritual.

Como crescer na fé

Através do crescimento em fé, o salvo tem condições de estar firme nas promessas e por fim tomar posse da vida eterna (1 Tm 6.12). Como vimos, o crescimento do crente é de glória em glória (2 Co 3.18), seu caminho vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4.18).

Através das disciplinas espirituais como a leitura e meditação nas Escrituras, oração e jejum, o crente alcança maturidade espiritual e chega mais perto de Cristo, então, os sinais do crescimento começam a aparecer: a paz, a alegria, a esperança, a segurança, a gratidão, o serviço (cf. Rm 14.17; Jo 14.27; Rm 5.5; 1 Pe 1.3; 1 Jo 5.12,13; Lc 24.53; Rm 12.1).

Como crescer na graça

A graça de Deus que é o seu grande amor que não merecemos, que nos faz ser o que somos .(1 Co 15.10) Paulo diz que a graça é  pedagógica (Tt 2:11,12). Esta graça que nos educa não é uma “graça barata”, tampouco pregação de auto-ajuda, sem cruz nem arrependimento de pecados, não é batismo sem discipulado real, não é comunhão sem confissão.  Esta graça nos leva a buscar um quebrantamento que traz a paz real e poder para resistir o pecado.

Crescer na graça significa ser transformado segundo a imagem de Cristo, o que Deus produz em nós pelo poder do Espírito Santo (2Co 3.18), despertando em nossa vida um novo senso de responsabilidade por nossas atitudes, de propriedade por nossas ações, novo sentido de esperança para o futuro.

Como crescer no Conhecimento

Alguns grupos hoje, desprezam o crescimento no conhecimento na Palavra de Deus, por julgar que o conhecimento, mesmo o conhecimento bíblico é um bloqueador da unção divina. Esta visão é muito equivocada pois:

Quando falta o conhecimento, o povo de Deus é destruído – Os 4.6;

Os justos são libertados pelo conhecimento – Pv 11.9;

O conhecimento é  mais valioso que o ouro – Pv 8.10;

Os olhos do SENHOR conservam aquele que tem conhecimento – Pv 22.12;

O Espírito do Senhor é o Espírito de Conhecimento – Is 11.2;

O Servo do Senhor com seu conhecimento justificou a muitos – Is 53.11;

Deus diz: ”misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” – Os 6.6

“O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo” – Dn 11.32;

“A vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” – Jo 17.3

Crescemos no conhecimento de Deus a medida que estudamos as Escrituras contando com a iluminação do Espírito Santo (Ef 1.17-19). Na era pós-moderna onde o pragmatismo impera, as pessoas buscam apenas a experiência sem preocupar-se com a essência,  o conhecimento da Palavra de Deus torna-se mais importante do que nunca para entendermos a vontade de Deus e exercermos nosso papel como igreja relevante nesta geração.

Lição ministrada em 24/01/2010

Professor(a): Luciana

Deixe um comentário

Mais Acessados

  • Nenhum